top of page

SOLO, uma pequena apresentação da tipologia e importância.

  • Chikyū
  • 3 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

FONTE: Stock Royalty

Muito mais do que apenas a base onde pisamos, o solo tem uma grande importância para sociedade e contexto ambiental, mas mesmo com toda essa importância acaba recebendo um tratamento de apenas base no qual é aplicada a agricultura dentro do sistema educacional do Brasil. Esse post tem como objetivo se aprofundar um pouco na tipologia e o peso que o solo tem para nossa sociedade.


O que é Solo?


A palavra solo é uma derivação da Solum, palavra em latim que significa parte interior ou base de algo. E pode ser conceituada como ultima camada da superfície da Terra, servindo de base onde a sociedade se materializa e recebendo as sementes que mantem a produção mundial de alimentos e bens de consumo, o SSSA (1997) conceitua como "É o material não consolidado, mineral ou orgânico, existente à superfície da terra e que serve de meio natural para o crescimento das plantas.". A composição dos solos varia conforme contexto, e cada tipo de solo tem suas características que moldam a paisagem e são moldados pelos fatores externos, mas a formação e a mesma para todos os tipos de solo. O solo surge da decomposição das rochas, por isso existem diversos tipos, já que a rocha base que se decompôs passa parte de suas características e composição.


Quais são as Funções do solo?


O solo tem 5 principais funções. A primeira é a sustentação do crescimento das plantas, isso acontece a partir do fornecimento de água e nutrientes, essa função é extremamente importante para manutenção da vida, tanto das plantas quanto das especies que se alimentam dessa vegetação. A segunda função é a contribuição para a manutenção do sistema hídrico, pois o solo retem parte da água precipitada e retem parte do material poluído, ajudando na limpeza da água, impedindo que o escoamento superficial seja muito forte, mantendo aquiferos e lençois freáticos, e mantendo o solo úmido e saturado de água para a manutenção de vida. Em terceiro temos a reciclagem de nutrientes, que mantém a assimilação de corpos de animais/plantas mortas e gera nutrientes para a a vegetação e micro organismos. Ainda na questão de vida, a quarta função e servir de habitat para inúmeras especies de organismos, que tem importante peso sistêmico. E em quinto, serve de base para produção de matérias primas, principalmente na área da construção civil.


Principais tipos de solo do Brasil


No Brasil existe uma grande variedade de solos devido a extensão e diversidade de biomas, clima e relevo, mas dois se destacam dentre essa grande variedade. O primeiro é o latossolo, que segundo Coelho et al (2013) "Os primeiros são de textura variável, de média a muito argilosa, geralmente muito profundos, porosos, macios e permeáveis, apresentando pequena diferença no teor de argila entre os horizontes superficiais e subsuperficiais do solo e, comumente, são de baixa fertilidade natural. Geralmente não apresentam variação de cor e de textura à medida que aprofundamos no perfil." e o segundo é o Argissolo, que segundo o mesmo autor (COELHO et a, 2013) "Os Argissolos formam um grupo de solos bastante heterogêneos, os quais, em geral, têm em comum um aumento substancial no teor de argila em profundidade. São bem estruturados, apresentam profundidade variável e cores predominantemente avermelhadas ou amareladas no horizonte B, textura variando de arenosa a argilosa nos horizontes superficiais, e de mé- dia a muito argilosa naqueles mais profundos; sua fertilidade é variada, no entanto, predominam aqueles de baixa fertilidade natural."


Dois dos principais tipos de latossolos.

Argissolo Vermelho-amarelo. Fonte: Embrapa

O horizonte e como se estudam os solos

A área responsável pelo estudo dos solos é a Pedologia e ganha força após o desmembramento da Geografia, ganhando autonomia como ciência, e com o desenvolvimento das técnicas e ferramentas. Um dos principais fatores de analise e que geralmente é a mais forte quando a pesquisa é feita in situ, é o horizonte, mas oque exatamente é o horizonte? Segundo Coelho (2013) Os pesquisadores do solo geralmente cavam buracos de 1,5 a 2 metros de profundidade, na parede desses buracos é possível notar uma clara divisão em camadas, essas camadas são chamadas de horizonte, e sua cor, espessura e consistência será a principal base para a experiencia de pesquisa empírica do pesquisador. Os horizontes são divididos em 3 tipos. O primeiro e mais superficial é o horizonte A, sua aparência tende a ser mais escura e ter grande quantidade de matéria orgânica, a coloração escura vem como efeito dessa grande quantidade de matéria orgânica. O horizonte B é a segunda camada, sua coloração fica entre avermelhada e amarelada por existir maior quantidade de minerais e pouco recorrência de material orgânico. O terceiro e ultimo horizonte tem uma coloração bem diversa e grande quantidade de fragmentos de rocha pela proximidade com a rocha base. Compreender esse principal elemento é muito iimportante para que o pesquisador consiga identificar anormalidades e fenômenos homogêneos e heterogêneos.



REFERENCIAS


COELHO, Mauricio Rizzato et al. O ecossitema o solo: componentes, relações ecológicas e efeitos na produção vegetal. Lavras, MG: UFLA, 2013.

 
 
 

Comments


Visto em

Doar com PayPal

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page